O que é um

Documentista Imobiliário?

O que faz um documentista?

Documentista é um profissional que faz a análise dos diversos documentos envolvidos em uma transação imobiliária. Existem diferenças entre o documentista e um despachante imobiliário.

O documentista realiza a análise do histórico do imóvel e sua cadeia sucessória, que é o levantamento dos anteriores proprietários e como foram concretizadas as negociações, avaliando os documentos existentes para assegurar ao futuro comprador a validade de sua transação.

Ele também faz a análise das certidões do imóvel e dos proprietários, verificando a existência de pendências ou dívidas. Além disso, confere e redige contratos, escrituras, procurações e outros documentos necessários, evitando erros que podem colocar em risco a compra do imóvel ou trazer complicações futuras ao comprador.

É mais seguro comprar o imóvel através de uma imobiliária?

Muitas pessoas acreditam que ao comprar um imóvel através de uma imobiliária, não precisam da ajuda de um documentista. Elas imaginam que a imobiliária oferece segurança e já fez a análise dos documentos do imóvel.

Será que isso é verdade? Infelizmente não!

O fato é que a maioria das imobiliárias não faz a análise da documentação do imóvel antes de colocá-lo a venda, acreditando na palavra do vendedor que sempre diz “estar tudo certinho”. Porém, ele mesmo (o vendedor) não possui conhecimento em documentação e muitas vezes não sabe afirmar se o imóvel está registrado, averbado, possui pendências, etc.

O contrato é assinado, a comissão da imobiliária é paga (6% sobre o valor do imóvel) e a grande surpresa vem depois…

Mas o financiamento bancário não garante que a documentação está em ordem?

Em relação aos bancos, a documentação para obter financiamento imobiliário varia de uma instituição para outra.

Algumas são mais exigentes e analisam todas as certidões dos vendedores, cadeia sucessória do imóvel, etc. Porém, a fim de facilitar o processo de financiamento, muitos bancos tem “dispensado” várias certidões importantes, fazendo o cliente se responsabilizar por quaisquer problemas que possam ocorrer com o imóvel no futuro.

Qual a conclusão?

Por isso, não importa se você está comprando um imóvel direto com o proprietário, através de uma imobiliária ou através de financiamento bancário, não deixe de consultar um documentista.

Ele é quem vai orientar você durante o processo de compra, analisar e obter a documentação certa do imóvel e proprietários e dar segurança na aquisição desse valioso bem.

Fale com a SEGURIMOB

Envie sua mensagem

Ou entre em contato

atendimento@segurimob.com.br

Horário

2ª a 6ª feira das 09:00 às 17:00h

Área de atuação

São Paulo capital, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema e Campinas

UAU! Chegamos em nosso limite de processos

Pedimos desculpas, mas no momento não poderemos atendê-lo.

De vez em quando, nossos analistas estão envolvidos em tantos processos, que se atendermos novos clientes nossa qualidade pode ser prejudicada, e não é isso que queremos para nós e especialmente para VOCÊ.

Enquanto isso, desejamos que você tenha sucesso em sua transação imobiliária!

You have Successfully Subscribed!