Sua transação imobiliária segura
Documentação para Compra e Venda de Imóveis
Serviço completo para você que está negociando direto com o proprietário ou através de corretores e imobiliárias
Documentos para Compra e Venda de Imóveis
Saiba quais são os principais documentos envolvidos em uma transação imobiliária
Seja em uma negociação direto com o proprietário ou através de corretores e imobiliárias, o importante é garantir que a documentação seja bem elaborada para proteção contra os riscos na perda do imóvel
Contrato de Intermediação
Protege o corretor quanto ao recebimento da comissão, e os vendedores, que devem pagar apenas quando o negócio estiver formalizado
Contrato de Compromisso
Documento com validade jurídica que deve estar de acordo com as Leis imobiliárias. “Segura” o negócio e protege ao dar sinal, entregar o imóvel e muito mais
Registro na Matrícula
Ato feito em cartório que homologa a transferência no principal documento do imóvel. É obrigatório, por isso, “quem não registra, não é dono”
Certidões
Documentos com validade jurídica para analisar se o negócio é seguro ou se existem riscos. São: certidões judiciais, de débitos e dívidas e de assentamentos
Documentos Públicos
Para autorizar a transferência é preciso um documento com força pública, como escrituras feitas em cartório, contratos bancários, alvarás, procurações etc
Documentos adicionais
Agregam validade a acordos feitos na compra e venda, como Termo de Renúncia de Inquilinos, Termo de Entrega das Chaves, Laudo de Risco e de Vistoria etc
Complicou? Fique tranquilo…
A SEGURIMOB te ajuda com a Documentação Imobiliária completa
Análise de risco antes da compra
Saiba se você terá problemas futuros na compra de seu imóvel
Pesquisa profunda da documentação e situação jurídica dos proprietários e do imóvel sobre dívidas, ações judiciais e outras pendências que podem causar problemas. Saiba se está tudo certo antes mesmo de pagar
Elaboração e Análise de Contratos
Tenha segurança durante todo o processo de compra e venda
Nossos contratos de compromisso de compra e venda têm força jurídica, pois são elaborados nos termos do Código Civil e das Leis imobiliárias. E se você já tem um contrato pronto, fazemos a análise e adequação do que for necessário
Elaboração e Análise de Contratos
Tenha segurança durante todo o processo de compra e venda
Nossos contratos de compromisso de compra e venda têm grande força jurídica, pois são elaborados nos termos do Código Civil e das Leis imobiliárias. E se você já tem um contrato pronto, fazemos a análise e adequação do que for necessário
Transferência do Imóvel
Com financiamento imobiliário e FGTS ou com recursos próprios
Organizamos todos os documentos, aprovamos crédito com as melhores taxas, analisamos a minuta do contrato e acompanhamos até a liberação dos valores. Para transferências com escritura, conduzimos o processo completo no cartório com assinaturas presenciais ou à distância
Registro do Imóvel e ITBI
Conclusão do processo com pagamento das taxas, ITBI e registro da transferência
Calculamos todas as custas das taxas e do ITBI de forma correta e em diversos municípios. Protocolamos o registro no cartório e acompanhamos até o imóvel estar no nome dos compradores na matrícula do imóvel
Registro do Imóvel e ITBI
Conclusão do processo com pagamento das taxas, ITBI e registro da transferência
Calculamos todas as custas das taxas e do ITBI de forma correta e em diversos municípios. Protocolamos o registro no cartório e acompanhamos até o imóvel estar no nome dos compradores na matrícula do imóvel
Perguntas frequentes
Veja as principais dúvidas sobre a Documentação para Compra e Venda de Imóveis
Posso comprar um imóvel só com contrato de gaveta?
Na maioria das situações, a resposta é Não. Para ter a certeza que o imóvel foi transferido e registrado no seu nome, é preciso comprar através de Escritura Pública ou Contrato Bancário, que são documentos que tem validade jurídica para transferir a propriedade.
Somente em casos mais complexos, como posse em locais invadidos ou outros, é que um contrato particular (ou de gaveta) seria uma alternativa.
Quanto custa o ITBI?
O ITBI (imposto de transmissão sobre bens imóveis) é cobrado pela prefeitura para toda compra de imóvel. Ele é obrigatório e o registro do imóvel só é feito com a comprovação do pagamento.
O valor é calculado com base em um percentual (alíquota) sobre o valor do imóvel, que muda em cada município. Geralmente a alíquota varia entre 2 e 5%.
O registro é obrigatório?
Registrar a Escritura não é obrigatório, mas é extremamente recomendado!
Quem não registra a escritura corre muitos riscos, por exemplo, se o vendedor não tiver boa-fé, ele pode vender o imóvel para diversas pessoas, e a primeira que registrar se torna o proprietário oficial do imóvel. Acredite… isso é mais comum do que se imagina.
A escritura e o registro tem um custo específico?
Sim. Tanto para a Escritura quanto para o Registro, são cobradas taxas diretamente pelo cartório (também conhecidas por “emolumentos”).
Essas taxas são tabeladas em cada estado e são cobradas de acordo com o valor da negociação.
Como a SEGURIMOB cobra seus serviços? Existe uma comissão, como nas imobiliárias?
Não cobramos comissão sobre o valor do imóvel. Nossos serviços são cobrados de acordo com as atividades que iremos realizar.
Nossos valores são muito mais baixos (muito mesmo) que a comissão de uma imobiliária.
É mais seguro comprar pela imobiliária ou direto com o proprietário?
Em ambos os casos, a segurança na compra e venda de um imóvel vai depender do que será feito no apoio com a documentação.
O ideal é sempre contratar um documentista especializado não somente na elaboração de documentos, mas na análise do risco e viabilidade da compra e venda do imóvel.
E isso, a SEGURIMOB tira de letra!
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